O mercado de ações é um reflexo da economia em ação. Quando as empresas crescem e prosperam, os investidores ganham dinheiro e a economia geral parece saudável. Porém, quando acontecem quedas inesperadas, as coisas podem ficar muito vultosas. Essa volatilidade foi registrada em diversas fotos ao longo da história.

Em 1929, a queda do mercado de ações foi tão drástica que entrou para a história como a Grande Depressão. Ícones americanos como a Wall Street, em Nova York, foram tomados por multidões de investidores desesperados. Nas fotos, é possível ver ruas congestionadas com homens de terno tentando desesperadamente entrar no prédio da Bolsa de Valores de Nova York. A queda da Bolsa fez com que muitas pessoas perdessem seu dinheiro, trabalhos e até suas casas. O mundo nunca mais seria o mesmo.

Outra queda do mercado de ações que chocou o mundo aconteceu na Ásia em 1997. Conhecida como a Crise Financeira Asiática, ela começou na Tailândia e se espalhou rapidamente pelos países vizinhos. A China e o Japão foram especialmente afetados. Imagens dessa época mostram filas intermináveis de pessoas esperando para sacar seu dinheiro dos bancos, muitas vezes sem se saberem se conseguiriam recuperar seus investimentos. As fotos de manifestações de trabalhadores despedidos e lojas quebradas retratam a grave crise social que a queda do mercado trouxe a muitos países. A queda causou a desvalorização de muitas moedas asiáticas e desencadeou uma profunda recessão econômica.

A mais recente queda do mercado de ações que chocou o mundo ocorreu em 2008. Em um período de sete meses, a Bolsa de Valores de Nova York caiu 50% em valor, afetando os investimentos de milhões de pessoas em todo o mundo. Fotógrafos importantes como Mario Tamo, vinham registrando imagens que mostram o quão dramático foi esse colapso. Muitas dessas fotos mostram homens e mulheres em estresse, muitos buscando ajuda em escritórios de consultoria financeira, enquanto outros choram não só pelas suas perdas financeiras, mas também pelo medo da incerteza em relação ao futuro financeiro.

Essas quedas do mercado de ações ocorrem devido a fatores diferentes em momentos diferentes na história - seja a Grande Depressão de 1929 ou a falência dos bancos em 2008. No entanto, como as fotos desse artigo demonstram, elas sempre seguem um padrão: multidões de investidores desesperados, aguardando notícias e informações que possam proteger seus investimentos e patrimônio.

Embora a queda do mercado de ações seja diferente em todos os casos, o que fica evidente é o momento impactante que elas têm na economia e na vida das pessoas. As imagens dessas ocasiões são lembranças poderosas do papel que a economia desempenha na vida de todos nós e como tudo pode mudar em um instante.