Esse artigo tem como objetivo abordar um tema que pode causar certa tristeza em alguns: o oldies crash. Essa expressão é utilizada para se referir ao momento em que um artista ou banda antiga, que fez sucesso no passado, volta à ativa com uma nova produção ou com shows, mas sem o mesmo brilho de antes.

Quando um artista ou banda alcança o sucesso, é muito comum que o público crie expectativas em relação ao seu trabalho. Isso vale tanto para quem está começando quanto para quem já tem uma longa carreira construída. No entanto, quando essas expectativas não são supridas, uma situação conhecida como oldies crash pode acontecer.

O oldies crash é, então, o momento em que um artista ou banda antiga retorna à ativa e os fãs não têm a mesma empolgação de antes. Isso pode acontecer por diversos motivos, como uma nova produção musical que não é tão boa quanto as anteriores, ou um show que não consegue reproduzir a energia de antes.

Um exemplo recente de oldies crash é o retorno do grupo ABBA, icônico na década de 1970. Os músicos anunciaram a produção de um novo álbum, o primeiro em mais de 40 anos. A notícia foi recebida com muita animação pelos fãs, mas a recepção do primeiro single, I Still Have Faith in You, apesar de positiva, não foi tão efusiva quanto se esperava.

Outro caso que exemplifica muito bem essa situação é o de Mariah Carey, que já teve momentos de grande sucesso na carreira, mas que, em alguns momentos, não conseguiu manter o mesmo nível de qualidade em suas obras. Apesar de ter se mantido na ativa ao longo dos anos, a cantora já passou por momentos de queda no prestígio, causando uma certa decepção nos fãs.

Por vezes, o retorno aos palcos com shows também pode não trazer a mesma empolgação de antes. Muitas vezes, o motivo é a idade avançada dos artistas ou alguma limitação física. Isso é um fator que pode facilmente transformar um grande evento num show cansativo, tanto para o artista quanto para o público.

Alguns músicos, por sua vez, não conseguem se manter no mesmo patamar em que estavam antes e acabam sendo desconhecidos do público mais jovem. Esse é o caso, por exemplo, de Eddie Van Halen, guitarrista da banda Van Halen, que faleceu em 2020. Apesar de ter sido um ícone no mundo da música nos anos 1980, a banda não conseguiu se manter no topo por muito tempo e acabou perdendo espaço para outras bandas.

No entanto, nem sempre o oldies crash é inevitável. Alguns artistas, mesmo com a idade avançada ou um longo período sem lançar novas músicas, conseguem manter o nível de qualidade e fidelidade dos fãs. Exemplos disso são Paul McCartney, Rolling Stones e Iron Maiden, que continuam sendo referência no mundo da música, mesmo depois de tantos anos de sucesso.

É preciso lembrar que o oldies crash é um problema que não deve ser ignorado pelos artistas. A criação de novas produções que mantenham a qualidade é fundamental, bem como a atenção às limitações decorrentes da idade e do tempo fora dos palcos. Com planejamento, qualidade e atenção, é possível evitar que essa situação ocorra ou, pelo menos, minimizar seus efeitos.

Em resumo, o oldies crash é um mal que pode afetar a carreira de artistas e bandas que decidem voltar à ativa após um longo período de pausa. Entretanto, com esforço e dedicação, é possível manter uma carreira em ascensão mesmo depois de anos de sucesso, conquistando e mantendo a fidelidade dos fãs.