O filme A Desperta Cruel: O Colapso do Petróleo é uma exploração da nossa dependência do petróleo e das conseqüências de seu consumo excessivo. Dirigido por Basil Gelpke e Ray McCormack, o documentário argumenta que estamos chegando a um momento em que o petróleo será cada vez mais difícil de explorar e o suprimento será insuficiente para atender às nossas necessidades.

O filme explora as consequências económicas, políticas e ambientais que resultarão do colapso do petróleo. Ele documenta a queda do Império Romano, que foi em grande parte causada pela falta de acesso ao petróleo, e discute os desafios que enfrentamos como resultado da nossa dependência contínua do petróleo.

O filme apresenta entrevistas com especialistas em energia, como o geólogo alemão Colin Campbell e o economista americano Matthew Simmons. Campbell argumenta que o mundo está chegando a um pico de petróleo, um momento em que o petróleo atingirá seu ponto mais alto de produção e começará a declinar. Simmons argumenta que a indústria do petróleo está exagerando sua capacidade de produção e subestimando a gravidade da crise que se avizinha.

O filme também apresenta soluções para a crise do petróleo. Ele argumenta que precisamos buscar fontes de energia alternativas, como a energia solar, e reduzir nossa dependência do petróleo. Ele também sugere que precisamos mudar nossa forma de vida para reduzir nossa dependência do petróleo e nos tornarmos mais sustentáveis.

Em geral, A Desperta Cruel: O Colapso do Petróleo é um filme poderoso e importante que traz à tona a nossa dependência do petróleo e as consequências econômicas, políticas e ambientais que resultam disso. Embora nem todos os espectadores concordem com as soluções propostas pelo filme, é difícil negar a importância de confrontar a crise do petróleo e explorar opções mais sustentáveis.

Em resumo, este filme é uma chamada de despertar para a humanidade reconhecer a complexa situação em que estamos em relação ao petróleo e buscar formas de encontrar novas fontes de energia e mudar nossos hábitos de consumo.